MANUAL ERROS VALIDADOR SPED




Registro 0005 dados do estabelecimento, deve-se verificar no módulo gerenciador de empresas, cadastro da filial, campo telefone/fax.




Registro 0100 dados do contabilista, deve-se verificar no módulo gerenciador de empresas, cadastro contador, campo telefone/fax.




Registro 0100 dados do contabilista, deve-se verificar no módulo gerenciador de empresas, cadastro contador, campo inscrição federal.




Erro registro 0150 sem a informação do endereço/logradouro. Para o Sped o sistema mesclar a informação do campo Logradouro e endereço do cadastro de pessoas.




Inscrição Estadual inválida, deve-se verificar a informação no cadastro de pessoas do Questor, no exemplo seria a pessoa 27203 do cadastro de Fornecedor/Cliente do Questor.




Ocorre que esse participante é do Exterior (Chile), mas o código do país informado no arquivo foi 1058 (Brasil). Nesse caso deve-se verificar o cadastro de clientes/fornecedores e verificar a informação no campo estado e alterar de EX para a sigla do estado correspondente ao país. O cadastro da Sigla Estado se dá no módulo Gerenciador de Empresas / Cadastros / Estados.




Campo município no cadastro de Cliente/Fornecedor em branco ou não informado, deve-se verificar o município da pessoa e atualizar o cadastro no Questor.




Valor da base de cálculo do ICMS informado no registro C190 é menor do informado no registro C100, isso ocorre porque o registro C100 é gerado a partir da tela de lançamento de entradas/saídas da Nota Fiscal e o registro C190 é gerado a partir do detalhamento dos itens da nota Fiscal.




Valor do ICMS informado no registro C190 é menor do informado no registro C100, isso ocorre porque o registro C100 é gerado a partir da tela de lançamento de entradas/saídas da Nota Fiscal e o registro C190 é gerado a partir do detalhamento dos itens da nota Fiscal.




Registro C405 é gerado a partir da tela de redução Z – SPED, a figura acima indica que o campo Número do Contador de Ordem da Redução Z não pode ser “0” - Zero, para corrigir o problema basta verificar o lançamento da redução no sistema no campo “Contador”, este deve ser diferente de zero, verificar a informação na redução Z.




O registro C420 é gerado a partir do lançamento da redução Z e o registro C490 é gerado a partir da tela do detalhamento dos itens




Nesse caso não gerou o registro C190 no arquivo de validação, isso normalmente ocorre por não ter sido informado o detalhamento de itens da Nota Fiscal no módulo fiscal.




Ocorre que o registro C420 é gerado a partir da tela de lançamento da Redução Z – SPED, e o registro C490 é gerado a partir da tela de detalhamento dos itens do cupom fiscal. Nesse caso para o sistema gerar corretamente o arquivo EFD é preciso além do lançamento da redução Z informar o detalhamento dos itens.




O erro acima ocorre quando a empresa é Perfil B, mas como para importação da redução Z no Questor é preciso ter as informações do registro C460 na validação do arquivo utilizado para importação irá ocorrer essa mensagem.




O erro acima ocorre quando a empresa é Perfil B, mas como para importação da redução Z no Questor é preciso ter as informações do registro C470 na validação do arquivo utilizado para importação irá ocorrer essa mensagem.




Ocorre que não foi detalhado item do cupom fiscal no sistema Fiscal do Questor.




O erro acima ocorre quando no lançamento da nota de saída, na tela do conhecimento de frete no campo Inscrição federal do destinatário esta com o numero de CPF ou CNPJ invalido.




O erro acima ocorre porque no detalhamento dos produtos a valores de ICMS, mas não foi efetuado a apuração do ICMS no questor.




O erro ocorre quando no lançamento da nota fiscal saída existe uma determinada informação no campo Valor de ICMS, mas no detalhamento dos itens (soma dos itens) existe um valor menor ou maior (diferente), para verificação dessas diferenças no sistema foi criado uma rotina de auditorias (utilitários/auditorias/auditoria dados fiscais).




O erro ocorre quando no lançamento da nota fiscal entradas existe uma determinada informação no campo Valor de ICMS, mas no detalhamento dos itens (soma dos itens) existe um valor menor ou maior (diferente), para verificação dessas diferenças no sistema foi criado uma rotina de auditorias (utilitários/auditorias/auditoria dados fiscais).




Pode ocorrer tanto nas entradas como para as saídas. Quando nas entradas é informado o ICMS/ST no detalhamento dos itens de forma indevida, ou seja, a empresa não possui crédito de ICMS/ST o mesmo é informado na tela da Substituição Tributária na operação 11400 apenas para exclusão do valor adicionado. Desta forma como a informação existe no detalhamento dos itens a mesma é gerada para o registro C190, mas não existe a informação na apuração do ICMS/ST. Quando nas saídas no detalhamento de ítens possui a informação do ICMS/ST e na tela da Substituição Tributária não possui lançamento na operação 11402 ou 11403. Para corrigir o problema basta não informar o valor da base de cálculo e ICMS/ST na tela de detalhamento dos itens. Pode ser executado a rotina de auditorias para conferência e correção.










QR Code
QR Code documentacao:sped_erro (generated for current page)